

5 ideias para reduzir custos na indústria
Reduzir custos na indústria é sempre uma boa ideia, não é verdade? Independente do setor, as indústrias nacionais têm um desafio constante de inovar e buscar alternativas para competir com empresas estrangeiras, que conseguem negociar seus produtos a preços, geralmente, muito menores.
Por isso a redução de custos nas empresas é uma das questões mais importantes para qualquer gestor industrial no Brasil.
Preparamos 4 ideias inovadoras para reduzir custos, que você pode aplicar na sua empresa, independente do tamanho. São ações de curto e longo prazo, que, adequadas à sua realidade, podem gerar ótimos resultados.
#1: Evite a cultura de horas extras
A equipe da linha de produção é, provavelmente, o custo mais impactante da empresa. Por isso, alguns cuidados são necessários para que você mantenha uma boa produtividade sem sofrer muito no bolso.
A ideia não é reduzir o quadro de pessoal (a não ser que sua empresa esteja com ele inchado), mas, sim, saber aproveitar 100% da mão de obra à sua disposição.
É preciso melhorar a performance dos seus funcionários. Isso é conquistado com treinamento, motivação e valorização. Um bom trabalho de endomarketing impacta no aumento da produtividade e na qualidade, isso é comprovado!
Assim, você consegue que a mesma equipe entregue mais e melhores resultados, além de diminuir a cultura de horas extras, que podem virar um rombo no financeiro da empresa.
#2: Reduza os custos de materiais
A matéria-prima significa um grande volume do orçamento da indústria. É por isso que a gestão dos materiais precisa ser controlada e passar por melhorias constantes.
Para otimizar os custos com matéria-prima, você pode adotar algumas práticas, como:
1. Otimizar processos para reduzir perdas durante a produção;
2. Rever a lista de fornecedores para encontrar melhor custo x benefício;
3. Comprar materiais em grande quantidade para conseguir negociar um melhor preço.
#3: Reduza os custos de manutenção
Implementar indicadores de manutenção industrial, de acordo com seu segmento, é muito importante. Isso porque a manutenção é um processo crítico na cadeia produtiva.
Se você não leva isso à sério, somente lembrará da manutenção quando o equipamento quebrar e você ver sua produção parada. Não esqueça que produção parada é, também, dinheiro perdido.
Procure um indicador que faça sentido para sua empresa e atenda seu processo, pois esta é uma ótima oportunidade de reduzir seus custos, evitar desperdícios e não perder oportunidades.
#4: Troque desperdício por investimento (e lucre com isso)
Este tópico resume tudo que já dissemos antes. Para reduzir custos, é preciso melhorar a gestão. Na prática, é trocar os desperdícios por investimentos planejados.
Por exemplo: uma empresa perde 5 mil reais em horas extras e 4 mil reais em desperdício de material. Se for investido metade deste valor em implementação de indicadores de manutenção e treinamento para pessoal, você não só faz a redução de custos, como também otimiza sua produção.
#5: Invista em tecnologia
Máquinas mais modernas permitem padronização de processos, garantindo mais precisão durante a linha de produção. Com isso, você reduz os custos envolvidos com retrabalhados (sem falar na redução da frustração e da perda de tempo!)
Além disso, você ganha agilidade, permitindo um melhor uso do seu quadro de pessoal.
Nos últimos anos, vemos cada vez mais uma maior acessibilidade a máquinas de alta tecnologia para empresas de pequeno e médio porte. Com isso, diferentes indústrias já passaram a automatizar processos, acelerando sua capacidade de produção.
Conclusão
Para reduzir custos, você precisa melhorar sua gestão. Com as 5 ideias que preparamos, você não só consegue uma redução de suas despesas, como também uma maior produtividade, qualidade e agilidade de entrega.
Agora que você já sabe como reduzir custos, é hora de colocar as sugestões em prática. No site da Eurostec você encontra máquinas e equipamentos que automatizam sua produção, além de outras dicas para melhorar e fazer crescer a sua indústria. Acesse, clicando aqui.
PERFORMANCE
Representante exclusiva no Brasil de marcas como Chevalier, Bole, WTM e Starvision, a Eurostec preocupa-se em oferecer o que há de mais tecnológico no mercado mundial para atender todas as etapas de produção, para empresas de todos os portes. São Centros de Usinagem Verticais, Portal, Duplo Pallet, Grafiteira, 5 Eixos CNC, Furação e Rosqueamento, Tornos CNC Horizontais e Verticais, Máquinas de Eletroerosão, Injetoras de Plástico, Máquinas a Laser e Furação Profunda. Além disso, é especialista em Soluções Turn Key (aplicações específicas), participando desde o projeto, fabricação, ferramental, try out, implementação e colocação em marcha.
Atualmente, a empresa conta com o Eurostec Laser Lab, um moderno showroom e centro de aplicação e testes em tecnologia laser. Neste espaço, são desenvolvidas soluções para usinagem 3D a laser, gravação de plásticos e vidros, solda a laser para reparos de moldes e pequenas peças, solda a laser ponto para instrumentação cirúrgica e implantes, e soluções para gravação a laser em linhas de produção (fly marking).
A empresa conta ainda com departamento técnico próprio, o qual realiza todas as instalações, manutenções e garantias das máquinas fornecidas por ela. Todas estas possuem características técnicas e acessórios especialmente desenvolvidos para atender, completamente, as expectativas de seus clientes.

